Aspectos psicológicos X cirurgia

Aspectos psicológicos X cirurgia

Quando uma pessoa vai passar por um procedimento anestésico cirúrgico de pequena, média ou alta complexidade, ela vivencia uma reação fisiológica de ansiedade, que pode aumentar a recaptação de adrenalina e desencadear reações emocionais, como angústia, insegurança e medo.

As reações emocionais que antecedem o procedimento são aspectos clínicos importantes a serem explorados nas consultas médicas do cirurgião e do anestesista, nessas consultas, o paciente deve expressar suas dúvidas e incertezas buscando informações suficientes para se sentir seguro.

A segurança emocional é construída na relação médico-paciente, que antecede o procedimento anestésico cirúrgico eletivo, no preparo para a cirurgia e no pós-operatório, por meio de atendimento humanizado, que consiste na escuta atenta das angústias, medos e necessidades do paciente, respondendo a algumas possíveis questões: como será o procedimento anestésico cirúrgico? O que vai acontecer depois da cirurgia? Vou sentir dor? Quando posso voltar para casa? Quando posso ter uma vida normal?

O paciente acolhido se sentirá mais confiante e com pensamentos positivos. Esse estado emocional facilitará a realização do procedimento anestésico cirúrgico, reduzindo os riscos de complicações e melhorando a sua qualidade de vida.

A humanização é um compromisso da equipe de saúde com o paciente de manter um relacionamento honesto, construído com respeito e dignidade no atendimento das necessidades do doente no decorrer de seu tratamento.

Eduardo Vieira – Psicólogo – CRP/MT 369

Veja mais

Orientações gerais

Anestesia em ORL

Anestesia em ORL

Saiba mais
NOSSOS

Parceiros

LOGO PARCEIROS
LOGO PARCEIROS
LOGO PARCEIROS