Insônia - Dr. Alexandre César

Insônia

Insônia

A insônia se caracteriza por dificuldade em iniciar o sono, manter o sono ou ainda pela percepção de um sono não reparador, com consequências no dia seguinte.

A longo prazo a insônia pode resultar em distúrbios da memória e concentração, ansiedade, depressão, irritabilidade, baixo rendimento profissional, prejuízo do convívio social e aumento do risco de acidentes no trânsito e no trabalho.

 

Quais as causas da Insônia?

A insônia tem muitas causas, sendo algumas delas problemas psiquiátricos como ansiedade, depressão, uso de alguns medicamentos, etc. Pode ser secundária a outros distúrbios do sono que facilitam sua interrupção, favorecendo os despertares, como a Apneia do Sono ou a Síndrome das Pernas Inquietas.

A insônia primária, que é a forma mais comum, apresenta predomínio em mulheres. Essa insônia se caracteriza por uma resposta anormal aos estresses, como, por exemplo, perda de um ente querido, dificuldades financeiras, perda ou mudança do emprego, problemas de saúde, dentre outros; o que na maioria das vezes leva a atividade mental intensa, com maior fluxo de pensamentos, que acabam por dificultar a conciliação do sono.

 

Como é o tratamento da Insônia?

O tratamento da insônia depende de sua causa, se inicia após um diagnóstico correto, da identificação e abordagem da causa da insônia quando podemos detectá-la.

Geralmente a prescrição de medicamentos que facilitam o sono e não provocam dependência, sempre pensando em uma posterior redução de dose e retirada da medicação, associada a medidas terapias cognitivo-comportamentais, é a melhor forma de tratamento.

Dr. Alexandre César

- Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 1996.

- Especialista em Cirurgia de Cabeça a Pescoço pelo Instituto do Câncer de Minas Gerais (Hospitais Mário Penna e Luxemburgo).

Conheça mais sobre o Dr. Alexandre