Sindrome das Pernas Inquietas - Dr. Alexandre César

Sindrome das Pernas Inquietas

Síndrome das Pernas Inquietas

O que é a Síndrome das Pernas Inquietas (SPI)?

Distúrbio do sono que cursa com movimentação anormal dos membros inferiores durante do sono, onde existe uma irresistível necessidade de movimentar as pernas, o que alivia sensações desagradáveis nos membros inferiores, descritas como formigamento, queimação ou apenas um incômodo nas pernas, logo antes de iniciar o sono, o que gera Insônia.

Os sintomas de ambas podem começar na infância, mas pioram com a idade, sendo que a maioria dos casos é diagnosticada por volta dos 50 anos de idade.

Cerca de 80% dos pacientes com SPI também apresentam movimentos de Membro Periódicos de Pernas durante o sono (MPP). Estes movimentos podem dificultar o sono do próprio paciente causando despertares (muitas vezes inconscientes) e podem incomodar o parceiro.

A SPI e os MPP podem ocorrer sem nenhuma causa aparente (etiologia idiopática), e sugere-se alguma influência genética. Algumas condições como a gravidez e certas doenças, por exemplo, anemia, doenças renais, neuropatias periféricas, alcoolismo e doença de Parkinson, bem como o alcoolismo e alguns medicamentos, podem desencadear ou agravar os sintomas.

O tratamento envolve medidas comportamentais, como atividade física, controle da deficiência de ferro (se detectada), das doenças associadas como diabetes, neuropatias e uso de medicamentos.

 

O que são Movimentos Periódicos das Pernas (PLM)?

É um distúrbio do sono onde ocorre movimentos involuntários com uma flexão nos pés e nas pernas, são rápidos e cíclicos durante o sono.

São mais comuns nos idosos e podem culminar em despertares, podendo acarretar sono fragmentado e sintomas diurnos, sendo as queixas mais comuns a Insônia, Sonolência Excessiva Diurna, fadiga matinal, irritabilidade e estresse, necessitando assim de tratamento.

O diagnóstico é feito pela Polissonografia, já o tratamento é basicamente medicamentoso.

Dr. Alexandre César

- Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 1996.

- Especialista em Cirurgia de Cabeça a Pescoço pelo Instituto do Câncer de Minas Gerais (Hospitais Mário Penna e Luxemburgo).

Conheça mais sobre o Dr. Alexandre