Disfonia funcional - Dr. Alexandre César

Disfonia funcional

Alteração vocal que ocorre na ausência de alteração estrutural ou neurológica da laringe. Disfonia psicogênica ou de tensão muscular são outras denominações desta patologia.

Ocorre uma incoordenação entre a fala e a respiração ou o uso inadequado da estrutura laríngea à fonação. Estresse e problemas psicológicos podem ser o fator causal ou de piora dos sintomas. É mais comum em mulheres, geralmente de caráter transitório e pode ter como gatilho uma infecção de vias aéreas superiores (gripe ou resfriado comum).

O paciente se queixa de voz rouca, soprosa, com alterações no timbre da voz, redução no tempo de fonação (dificuldade em finalizar uma frase) e fadiga vocal (maior esforço para falar que o habitual).

O diagnóstico é feito através da laringoscopia por vídeo e/ou videoestroboscopia laríngea, quando se exclui doenças orgânicas da laringe.

Fonoterapia é o tratamento de escolha, porém psicoterapia pode estar indicada.