Disfonia/Rouquidão - Dr. Alexandre César

Disfonia/Rouquidão

O que é Disfonia?

Disfonia é um sintoma clínico que significa dificuldade na produção da voz. Essa dificuldade pode manifestar-se como esforço à emissão, dificuldade em manter a voz, variação na qualidade vocal, cansaço ao falar, variações de frequência fundamental habitual ou na intensidade, rouquidão, dificuldade de projeção, perda de eficiência vocal e pouca resistência ao falar, entre outras.

A maioria dos episódios rouquidão por uma inflamação das pregas vocais devido a infecção viral das vias aéreas superiores (resfriado comum ou gripe). Fonotrauma por uso abusivo e excessivo da voz também é causa de comum de rouquidão.

Entretanto, caso a rouquidão persista por mais de 15 dias a causa deve ser investigada.

Quais são as causas de Disfonia / Rouquidão?

Didaticamente podemos dividir as causas de disfonia em duas principais: àquelas decorrentes do uso inadequado ou abusivo da voz e àquelas causadas por alguma doença na laringe que não tem relação com o uso da voz.

O uso incorreto da voz pode levar a comportamentos vocais alterados sem a presença de uma lesão orgânica identificável. Ou seja, o indivíduo apresenta um distúrbio vocal com uma laringe normal, sem nenhuma alteração na prega vocal. É denominada de disfonia funcional.

O uso abusivo da voz pode levar ao desenvolvimento de lesões laríngeas, denominadas de lesões fonotraumáticas. São elas: as cordites inflamatórias, nódulos vocais, Edema de Reinke e pólipos vocais. Esse tipo de disfonia é chamada de disfonia orgânica secundária.

Outras causas de disfonia independem do uso da voz. São denominadas de disfonia orgânica primária, ou seja, o paciente apresenta uma alteração vocal decorrente de alguma lesão laríngea. Incluem-se as doenças inflamatórias, infecciosas, tumores, alterações ou malformações congênitas, doenças sistêmicas com comprometimento na laringe e disfunções do sistema nervoso central e periférico.

Fonte: www.vozedisfonia.org.br/?page_id=12