Seleção e Adaptação de Prótese Auditiva - Dr. Alexandre César

Seleção e Adaptação de Prótese Auditiva

É o atendimento realizado nos pacientes com indicação médica de uso de aparelho auditivo, como uma oportunidade para resgatar o convívio perdido com amigos e familiares, já que, muitas vezes, o desgaste no processo de comunicação acaba isolando do mundo pacientes com perda auditiva.

A seleção do aparelho é realizada por fonoaudiólogo especializado e é esse profissional quem encaminha o pedido do aparelho auditivo para a produção de uma empresa especializada em Prótese Auditiva.

Basicamente há quatro tipos de aparelhos:

  • Os retroauriculares, miniretroauricular (aqueles que vão atrás da orelha);
  • Os Intracanais e os Microcanais, acoplados dentro da orelha ou do conduto, são aparelhos bem pequenos e muito discretos.

A seleção do tipo de aparelho auditivo depende principalmente do tipo e grau da perda auditiva, além das condições anatômicas da orelha.

A adaptação do aparelho auditivo é considerada a partir da experiência domiciliar, no qual o paciente utilizará as próteses auditivas selecionadas.

Esta experiência permite que o paciente use o aparelho durante suas atividades do cotidiano: durante os afazeres em casa, atividades sociais, lazer e trabalho.

Dr. Alexandre César

- Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 1996.

- Especialista em Cirurgia de Cabeça a Pescoço pelo Instituto do Câncer de Minas Gerais (Hospitais Mário Penna e Luxemburgo).

Conheça mais sobre o Dr. Alexandre