Teste Cutâneo Alérgico (Alérgernos Inalatórios) - Dr. Alexandre César

Teste Cutâneo Alérgico (Alérgernos Inalatórios)

Consiste em método diagnóstico seguro e indolor para auxiliar no diagnóstico da Rinite Alérgica e Asma Brônquica ao identificar quais são as substâncias (alérgenos) que provocam a alergia.

Saber quais são os desencadeadores do processo alérgico facilita muito o controle ambiental, fundamental para o tratamento adequado da alergia respiratória, bem como na indicação de Imunoterapia (vacina).

Na maioria das vezes é realizado no antebraço após higiene local com algodão e álcool. O resultado é obtido em 15 a 20 minutos e a reação positiva consiste na formação de uma pápula vermelha, semelhante à uma picada de mosquito.

Esta reação indica presença de IGE específica ao reagente testado. Pode ocorrer desconforto por prurido (coceira) localizado na área do teste, no caso de reação positiva.

A vacina disponibilizada aos pacientes é a sublingual (aplicação de gotas debaixo da língua, na própria casa do paciente, ou seja, sem uso de injeção).

Dr. Alexandre César

- Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 1996.

- Especialista em Cirurgia de Cabeça a Pescoço pelo Instituto do Câncer de Minas Gerais (Hospitais Mário Penna e Luxemburgo).

Conheça mais sobre o Dr. Alexandre