Laringite - Dr. Alexandre César

Laringite

O termo Laringite é usado para designar processos inflamatórios da laringe.

Pode ter como causa as infecções das vias aéreas superiores, abuso e uso excessivo da voz, resposta alérgica, inalação de alérgenos respiratórios, irritantes químicos (poluição, amônia, cloro, mercúrio, injúria térmica, etc.), trauma cervical externo ou por intubação orotraqueal, bem como refluxo faringolaríngeo.

A inflamação das pregas vocais é a principal causa de rouquidão e, geralmente, ocorre associado a dor e dificuldade para engolir, tosse e falta de ar.

A laringite aguda está usualmente associada a uma infecção das vias aéreas superiores, como resfriado comum ou gripe, podendo apresentar sintomas sistêmicos, tais como: mialgia (dores no corpo), febre, obstrução nasal, coriza e dor de cabeça.

A infecção fúngica está frequentemente ligada à baixa de imunidade geral ou local e podem ser vistas nos pacientes em tratamento de Asma Brônquica ou DPOC com uso de corticoides inalados.