Paralisia das Cordas Vocais - Dr. Alexandre César

Paralisia das Cordas Vocais

O que é paralisia das cordas vocais?

A paralisia das cordas vocais é a incapacidade de mover os músculos que controlam as pregas vocais. O problema pode ocorrer por conta de doenças cerebrais (tumores e AVC) ou lesões nos nervos, causadas por tumores na laringe, lesões de pescoço, procedimentos cirúrgicos para remoção da tireoide e cirurgia na coluna.

 

Sinais e sintomas

  • Dificuldade para falar, respirar e engolir
  • Voz rouca
  • Som rouco e agudo ao respirar

Os sinais e sintomas da paralisia das cordas vocais podem aparecer separadamente ou ao mesmo tempo, por isso, é muito importante procurar um Otorrinolaringologista ao notar mais de um deles.

 

Diagnóstico e exames

O diagnóstico é realizado através de exames de imagem, e o primeiro passo é conversar com o paciente sobre seu histórico recente, para identificar as possíveis causas do problema. Os testes realizados são:

  • Laringoscopia
  • Ressonância magnética ou Tomografia computadorizada da cabeça, pescoço, tórax e tireoide
  • Radiografia do esôfago
 

Tratamentos

Os tratamentos são cirúrgicos e dependem do tipo de paralisação.

Caso haja paralisia de um único lado das pregas vocais, a cirurgia é realizada para movê-la para uma melhor posição e permitir uma fala mais normal.

Quando ambos os lados estão paralisados, o paciente pode precisar de uma traqueostomia para manter as vias aéreas abertas de forma adequada permanentemente ou enquanto há alguma infecção do trato respiratório.