Quando uma pessoa vai passar por um procedimento anestésico cirúrgico de pequena, média ou alta complexidade vivencia uma reação fisiológica de ansiedade.
A ansiedade aumenta a recaptação de adrenalina podendo desencadear reações emocionais como angustia, insegurança e medo.
As reações emocionais que antecedente o procedimento são aspectos clínicos importantes a serem explorados nas consultas médicas do cirurgião e do anestesista, nestas consultas o paciente deve expressar suas dúvidas e incertezas buscando informações o suficiente para se sentir seguro.
A segurança emocional é construída na relação médico-paciente que antecedem o procedimento anestésico cirúrgico eletivo, no preparo para a cirurgia e no pós-operatório, por meio de atendimento humanizado.
O atendimento humanizado consiste na escuta atenta das angustias, medos e necessidades do paciente, respondendo a algumas possíveis questões: Como será o procedimento anestésico cirúrgico? O que vai acontecer depois da cirurgia? Vou sentir dor? Quando posso voltar para casa? Quando posso ter uma vida normal?
O paciente acolhido se sentirá mais confiante e com pensamentos positivos, este estado emocional facilitará a realização do procedimento anestésico cirúrgico, reduzindo os riscos de complicações e melhorando sua qualidade de vida.
A humanização é um compromisso da equipe de saúde com o paciente de manter um relacionamento honesto, construído com respeito e dignidade no atendimento das necessidades do doente no seu tratamento.
Autor: Eduardo Vieira - Pisicólogo - CRP/MT 369
Dr. Alexandre César
- Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em 1996.
- Especialista em Cirurgia de Cabeça a Pescoço pelo Instituto do Câncer de Minas Gerais (Hospitais Mário Penna e Luxemburgo).
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