![Timpanoplastia (Correção da Perfuração do Tímpano)](http://dralexandrecesar.com.br/wp-content/uploads/2023/12/otologia-501x480.jpg)
Timpanoplastia (Correção da Perfuração do Tímpano)
Procedimento cirúrgico que visa reparar uma perfuração da membrana timpânica através de enxerto obtido do próprio paciente (fáscia do músculo temporal ou pericôndrio de cartilagem da própria orelha). Caso exista interrupção da cadeia ossicular associada à perfuração timpânica, faz-se a correção dela na mesma cirurgia e, em alguns casos, em um segundo momento.
A timpanoplastia é indicada nos casos de otite média crônica simples, ou seja, condição em que a perfuração timpânica é permanente, normalmente associada a algum grau de perda auditiva, havendo otorreia de repetição (saída de pus pelo ouvido) geralmente em episódios de infecção de vias aéreas superiores (resfriado, gripe, etc.) ou entrada de água no ouvido.
Os traumas nessa região também podem levar a uma perfuração timpânica permanente (acidentes com uso de haste com algodão na tentativa inadequada de higienizar o conduto auditivo, barotrauma (mergulho), trauma acústico por explosão etc.).
A cirurgia é geralmente realizada sob anestesia geral. O acesso cirúrgico pode ser retroauricular (por trás da orelha) ou pelo canal do ouvido, sempre com uso de microscópio e/ou endoscópico (com auxílio de vídeo), a depender de cada caso. O enxerto é obtido através deste mesmo acesso cirúrgico, funcionando como uma ponte para que a membrana timpânica possa “crescer” novamente e assim fechar a perfuração.
A alta hospitalar ocorre no dia seguinte.